“Nunca tivemos um período de tamanha independência como agora na CMA”, diz Elber Batalha Filho

O vereador de Aracaju Elber Batalha Filho do PSB participou do programa “Cultura Noticias” desta quarta-feira, dia 19. Ele falou de uma decisão do

O vereador de Aracaju Elber Batalha Filho do PSB participou do programa “Cultura Noticias” desta quarta-feira, dia 19. Ele falou de uma decisão do Supremo

O vereador de Aracaju Elber Batalha Filho do PSB participou do programa “Cultura Noticias” desta quarta-feira, dia 19. Ele falou de uma decisão do Supremo Tribula Federal que suspenderia os reajustes do Imposto Predial e Territorial da capital. Ele também falou sobre a sua pretensão política para este ano.

O parlamentar afirma que esta foi uma grande vitória para o povo aracajuano. “Depois de um longo tempo o STF foi favorável ao nosso pedido. Era uma verdadeira penalidade que as pessoas vinham passando. Todo nós devemos sim pagar IPTU para manter a cidade, mas da forma como estava sendo, ficaria impraticável, em especial para os mais humildes”, destacou.

Elber Batalha lembra que, durante sua atuação na Defensoria Púbica, viu a reclamação de pessoas que tinham as suas casas quase que bloqueadas por não pagar o imposto. “Se a pessoa tinha uma avaliação hipotética de R$ 1000, com a nova valorização passaria de um milhão. E isso estava penalizando os mais pobres, que moram em áreas que aos poucos vinham sendo valorizadas. Era sobre isso que lutamos e, agora, chegamos a um a boa noticia”, detalhou.

Apesar disto, um dos pontos que o parlamentar disse que a norma do STF não contemplou foi o ressarcimento para quem já pagou seu alto IPTU. “Como a matéria foi dada como encerrada depois de muita luta, ficamos na expectativa, mas a decisão vai apenas para as novas cobranças. Essa ideia veio do ex-prefeito João Alves. Entendo que ele já tinha problemas de saúde e que a equipe dele não foi solidária ao clamor do povo. Não conseguimos reverter o valor pago, mas já é um alívio para o futuro dos contribuintes”, afirmou Elber.

Sobre as Eleições deste ano, o vereador disse que é pré-candidato e segue no PSB. “Após essa luta em conjunto com vários advogados, tenho a certeza que devo continuar cumprindo minha missão na política. Por conta de problemas na eleição passada fiquei de fora. Lutei bravamente, mas perdi praticamente 2 anos de mandato. Agora vamos em busca de nossos ideais, se o povo aracajuano assim determinar”, comentou.

Sobre o diálogo com a prefeitura, o parlamentar lembra que está vivendo um momento histórico. “Nunca tivemos um período de tamanha independência como agora na CMA. Temos algumas divergências com alguns pares, mas isso é natura da democracia. E com relação ao prefeito Edvaldo seguimos na cobrança, pois é para isso que existe o Poder legislativo”, completou Elber Batalha Filho.

Ao final ele foi questionado sobre o agrupamento. Elber disse que, apesar do PSB nacionalmente estar ligado ao PT, aqui em Aracaju o grupo segue na ala governista. “Temos Geraldo Alckimin na liderança e como vice-presidente. No entanto estamos marchando aqui em Sergipe com o governador Fábio Mitidieri e dialogando para ver qual seria o nome ideal para a campanha. Temos dialogado com Luiz Roberto e Danielle Garcia. Nós estamos aglutinando forças para chegarmos ao resultado final”, finalizou.

 

Por Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: CMA

Por: Rede Cultura de Comunicação

Postado: 19/06/2024

Compartilhar:

Notícias relacionadas