O programa “Cultura Notícias” deu sequência às entrevistas com os candidatos a prefeitura de Aracaju. A candidata entrevistada nesta quinta-feira, dia 05, foi Niully Campos do PSOL.
Niully Campos é mãe de dois filhos. Natural de Capela, vive em Aracaju desde os 14 anos. É advogada, professora de Direito na UFS e defensora dos direitos humanos, além de integrar o setorial de negritude do PSOL. Formada em Direito pela UNIT, é especialista em Direito Penal e Processo Penal e Mestre em Direito pela UFS. Foi aprovada no concurso para Promotora de Justiça do MPSE em 2023. Sua carreira política começou na universidade, onde foi a primeira mulher presidente do DCE da Universidade Tiradentes. Também ocupou cargos na UNE, JSB/SE, e PSB.
Em 2016 e 2018, foi candidata a vereadora e deputada estadual, respectivamente, ocupando a suplência em ambas as eleições. Na OAB/SE, foi membro da comissão de defesa dos direitos da mulher e coordenou o grupo de trabalho “mulher e participação política”. Também foi vice-presidente da ABRACRIM/SE. Em 2022, pelo PSOL, foi candidata ao governo de Sergipe, sendo a candidata mais votada proporcionalmente pelo partido no Brasil, com mais de 37 mil votos. Seu candidato a vice-prefeito é Alexis Pedrão do PSOL.
Durante a entrevista, Niully Campos falou sobre diversos assuntos, a exemplo de esporte, educação, geração de emprego e renda e infraestrutura. Também destacou sobre propostas para a saúde e, em especial, par ao transporte público.
As entrevistas no “Cultura Noticias” seguem nos próximos dias. Emília Corrêa confirmou sua participação no programa de quarta-feira, dia 11. Danielle Garcia do MDB será entrevistada no dia 13. Todas as entrevistas vão acontecer a partir das 7h30 e todos os candidatos terão 30 minutos para apresentar suas propostas. As assessorias de Candisse Carvalho e Yandra Moura ainda não confirmaram a participação nas entrevistas.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Janine Santos