Teve inicio na manhã desta terça-feira, dia 15, a cerimônia pública de inserção de dados das urnas eletrônicas para o segundo turno em Aracaju. O ato acontece até a sexta-feira, dia 18, na sede do Tribunal Regional Eleitoral.
Durante o “Cultura Noticias”, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral, José Carvalho Peixoto, disse que todo o procedimento poderá ser acompanhado pro qualquer cidadão. “É aberto aos partidos, mas todos os interessados podem ver a cerimônia. Isso mostra a total lisura do processo”, descreveu.
José Peixoto destacou o procedimento de inserção e preservação de dados. “No primmeiro turno fizemos este mesmo procedimento. E todos os dados ficam preservados pelo prazo de 60 dias, a fim de revisão em caso de de solicitação judicial. Da mesma forma agora no segundo turno. Todos os dados são preservados pelo mesmo período para evitar problemas”, explicou.
Todo o procedimento de fiscalização será o mesmo do que ocorreu no dia 06 de outubro. “No dia 27 serão sorteadas urnas. Elas serão retiradas do local e encaminhadas ao Iate Clube, onde ficará uma de nossas centrais. No lugar delas serão colocadas outras urnas. Este processo também é feito em paralelo a Eleição. Mais um motivo de demonstrar a seguridade da urna”, observou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: T.R.E. Sergipe