A primeira aparição do novo Pontífice – Papa Leão XIV – ocorreu na sacada central da Basílica de São Pedro, nesta quinta-feira, 8. Milhares de fiéis vibraram ao verem o até então Cardeal Robert Prevost, eleito como 267º Sucessor de Pedro. Após o anúncio do novo Papa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e diversas arquidioceses brasileiras se manifestaram nas redes sociais.
Em seu perfil no Instagram, a CNBB expressou a alegria ao receber o anúncio. “A Igreja no Brasil se alegra com o novo Sucessor de Pedro, o Papa Leão XIV! Nós já o amamos!”. A Arquidiocese de São Paulo também se pronunciou nas redes sociais. “A tão aguardada fumaça branca pôde ser vista há pouco saindo da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano”.
O primeiro Papa norte-americano, Leão XIV, também foi acolhido pela Renovação Carismática Católica em uma publicação no perfil oficial do movimento no Instagram. “Damos boas-vindas ao nosso Santo Padre e nos unimos em oração por seu pontificado. Que o Espírito Santo o conduza com sabedoria, amor e coragem”.
A diocese de Lorena (SP), também manifestou as boas-vindas ao Santo Padre.
“Rezemos pelo nosso novo Papa, para que siga firme e fiel na missão apostólica, confiada por Cristo, na condução da Santa Igreja Católica”. Dom Wladimir Lopes, atual bispo da diocese, publicou uma mensagem no seu perfil na mesma rede social.
“Como religioso agostiniano, Leão XIV também parece ecoar as palavras de Santo Agostinho, que escreveu: ‘Se calas, calas por amor; se gritas, gritas por amor’. A Igreja inicia assim, um novo capítulo sob a liderança de um novo pastor moldado pelo Evangelho, pela missão e pelo serviço”, frisou Dom Wladimir em suas redes sociais.
Fonte: Canção Nova
Foto: Joyce Mesquita