O advogado eleitoral Wesley Araújo participou na manhã desta quarta-feira, dia 13, do programa “Cultura Noticias”. Ele destacou sobre as novidades e legislações para serem postas em prática durante o processo eleitoral deste ano.
De acordo com o advogado, as legislações a provadas no mês passado já estão em vigor e devem ser assimiladas pelos partidos e partidários. “A partir de agora toda a sociedade deve ficar atenta, pois exageros serão coibidos diretamente”, observou.
Um dos tópicos apresentados diz respeito a propaganda eleitoral. Segundo Wesley Araújo, seguem as mesmas regras de 2020. “No caso do vídeo, não se pode fazer montagens que distorcem o que o candidato fala, seja em beneficio dele ou detrimento dos oponentes. Ainda sobre isso também foi regulamentada a questão da “Inteligência Artificial”, onde os candidatos poderão usar, mas que seja algo definido, pois teve a regulamentação por parte do Tribunal Superior Eleitoral”, declarou.
Sobre enquetes e pesquisas, o advogado disse que isso deve ficar muito bem definido. “A enquete nas redes sociais pode ser feita tranquilamente até agosto, desde que isso fique informado ao internauta. Já a pesquisa não pode ser feita via redes sociais, pois ela requer algo mais científico, sem contar que precisa de registro”, destacou.
Ao final Wesley Araújo falou sobre um grande problema registrado em outras Eleições: a questão da cota de gênero. “As mulheres devem sempre ser estimuladas a participar do processo eleitoral. No entanto, isso deve ficar definido para ela e para a gestão do partido e do proprio Tribunal Regional Eleitoral. Federações e partidos deve cuidar da questão de cota de gêneros pois isso pode implicar em perda de mandatos e punição das siglas”, afirmou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Redes sociais/divulgação