O Vereador de Aracaju Breno Garibalde participou na manhã desta quinta-feira, dia 18, do programa “Cultura Noticias”. Ele destacou a sua volta ao partido Rede Sustentabilidade, fez críticas à gestão das pessoas em situação de rua na capital, a falta de diálogo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e comentou sobre a participação nas Eleições deste ano.
Ele iniciou a entrevista destacando a ida para o Rede Sustentabilidade. “Na verdade é uma volta ao ninho. Foi no partido onde comecei minha carreira politica. E por vias das circunstâncias, miguei para outros partidos. O importante agora é retomar a construção na sigla e pensar no projeto político deste ano”, pontuou.
Breno Garibalde saiu da Rede e foi para o antigo Democratas, atual União Brasil. E agora volta ao antigo partido. Perguntado sobre essa mudança e a ideologia se é assimilada entre os mais jovens, o parlamentar declarou que vivemos numa situação bem complexa. “Realmente está muito bagunçado o cenário ideológico do país. E eu entendo perfeitamente a reclamação dos mais jovens, pois muitos não se identificam no meio. Mas é preciso fazer o diferencial. E estamos caminhando e fazendo esta diferença tão aguardada por eles”, opinou.
Sobre a gestão municipal o vereador disse que um dos maiores problemas é o atendimento junto ao ser humano, em especial as pessoas em situação de rua. “Estive recentemente num centro POP e é de doer a falta de humanização. As pessoas em situação de rua não tem um bom atendimento, o local não é apropriado. Estamos sempre na luta para que isso, um dia, seja revertido em nossa cidade”, comentou.
Outro ponto que ele fez observações foi sobrea falta e a continuidade de ciclovias em Aracaju. Para Breno, é algo absurdo, pois a capital é propicia para ter o serviço. “Já temos um trânsito caótico, com um sistema de transporte que ainda está aguardando a licitação. E pra piorar não temos ciclovias decentes. As melhores foram feitas na época de Marcelo Déda como prefeito. E de lá pra cá pouco foi feito para que anda de bicicleta. Precisamos e muito melhorar nesse que quesito”, afirmou.
Sobre esta questão de transporte, Breno lembrou que existe um grave problema de comunicação com a SMTT. “Na minha opinião é uma das piores secretarias para tentar dialogo é a SMTT. Com todo respeito a Renato Telles, mas é muito difícil marcar uma reunião, ou ouvir o clamor das pessoas. Já tivemos várias tentativas e poucas ações. Por isso ´qe é muito ruim tentar dialogar com a superintendência”, criticou.
Ainda sobre essa relação com a gestão de Aracaju, ele foi perguntado se havia dialogo com Edvaldo Nogueira. “Já estive com o prefeito diversas vezes. E nunca neguei que levo as demandas. Tenho partido, mas meu lado político é independente. Não sou defensor de quem está apenas na gestão”, explicou.
Ao final, Breno comentou sobre a arrumação da Rede para as Eleições deste ano. “Já tivemos diálogo com Heloisa Helena e demais nomes nacionais da Rede, Estamos fortalecendo a nossa chapa, além de buscar alianças com outras siglas, sempre que tiverem o mesmo pensamento do partido. E no meu caso estou como pré-candidato a reeleição”, comentou o parlamentar.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: CMA