Diversas autoridades de Sergipe e do Brasil emitiram nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco. O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira, dia 21, aos 88 anos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”. Lula ressaltou que Francisco viveu e propagou valores como o amor, a tolerância e a solidariedade. “Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o Papa buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia”, disse.
O presidente também destacou a atuação do Papa em temas centrais da agenda social e ambiental global. Segundo ele, com simplicidade, coragem e empatia, Francisco levou ao Vaticano o debate sobre as mudanças climáticas e denunciou modelos econômicos geradores de injustiças e desigualdades. “Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.
Por meio das redes sociais, o governador licenciado Fábio Mitidieri também se manifestou sobre o falecimento do Papa Francisco. “A jornada em terra do Papa Francisco chegou ao fim, mas seu legado de amor incondicional e coragem de enfrentar injustiças perdurará em nossos corações. Que os ensinamentos deste homem santo continuem sendo norte para todo o mundo”, pontuou.
O governador em exercício, Zezinho Sobral, também se manifestou. “O primeiro papa latino-americano a liderar a Igreja Católica dedicou sua vida ao serviço do Senhor e da Igreja e sua simplicidade e humildade se tornaram um símbolo de humildade cristã. Que seu legado continue a ecoar nos corações e a misericórdia divina o acolha em paz”, comentou.
A prefeita licenciada de Aracaju Emília Corrêa também falou sobre o passamento de Francisco. “Um pastor que cuidou dos fiéis católicos com sua simplicidade, firmeza na fé e amor pelos mais humildes. Sua voz em tempos difíceis, sempre clamando por justiça, paz e misericórdia. Que seu legado continue a inspirar líderes e cristãos em todo o mundo. Que Deus o acolha em Sua glória”, lembrou.
O prefeito em exercício Ricardo Marques publicou no site da prefeitura nota de pesar. “A Prefeitura de Aracaju manifesta, com profundo pesar, sua solidariedade à Igreja Católica e aos milhões de fiéis em todo o mundo pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21. (…) Líder espiritual de inestimável relevância, Papa Francisco deixa um legado marcado pela humildade, pelo diálogo inter-religioso, pela defesa dos mais vulneráveis e pelo firme compromisso com a paz e a justiça social”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jefferson Andrade, também emitiu nota sobre o falecimento do sumo pontífice. “Estamos todos consternados com o falecimento do Papa Francisco. Em nome de todos os deputados e todas as deputadas estaduais transmito a todos os católicos, todos os cristãos e a todos os seguidores das lições divinas – amor, paz e solidariedade social – apresentamos os nossos sinceros e profundos sentimentos de pesar. Que Deus abençoe a todos nós”, declarou.
Pelas Redes sociais o senador Rogério Carvalho do PT também falou sobre Francisco. “Um líder espiritual que marcou a história com sua simplicidade, coragem e dedicação aos mais vulneráveis. Sempre me inspirou sua maneira humana de viver o Evangelho com palavras, mas sobretudo com gestos. Seu pontificado foi um chamado à empatia, ao diálogo e à justiça social. Que sua alma descanse em paz e que seu legado continue iluminando o caminho da Igreja e da humanidade”, comentou o parlamentar.
O senador do MDB, Alessandro Vieira, também se utilizou das redes sociais para falar sobre o Santo Padre. “O papa Francisco nos deixa um legado intenso de amor e fraternidade, tão necessário no tempo em que vivemos. Quando o mundo todo se divide em polos raivosos, ele nos mostrou a importância da tolerância. Que Deus o acolha e ilumine os próximos passos da Igreja católica”, destacou.
Por Rozendo Aragão, com informações da Agência Brasil, AAN e redes sociais
Redação C8
Foto: Vatican News