Há quase 2 semanas o eleitor já pode acompanhar a campanha eleitoral nas ruas e por meio das redes sociais. Mas, segundo o Coordenador das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, Marcelo Gerard, é preciso ter cautela com algumas especificações. Ele falou sobre o assunto no “Cultura Notícias” da manhã desta segunda-feira, dia 26.
Ele disse que agora os candidatos terão garantido o espaço para propagação das suas propostas de campanha. “Depois de um período de pré-campanha, agora sim temos o bloco na rua. Muitas ciosas já podem ser feitas, mas lembrando que não será permitido os abusos”, destacou.
Entre as proibições, está a questão do excesso de sonorização em atos de campanha. “Carro de som só está permitido com a presença do candidato e da equipe de campanha. O carro sozinho fazendo barulho não é permitido. E também tem que ser visto a questão do local e horário. Tem que seguir as mesmsas regras da perturbação no horario noturno e também não pode passar em frente a escolas, hospitais e asilos, por exemplo”, comentou Gerard.
Outro ponto abordado pelo coordenador das Eleições diz respeito aos fogos de artificio. Segundo ele, é recomendade que os artefatos não tenham barulho. “Isto visa preservar a saúde de idosos, crianaçs com autismo e também os animais. Aos poucos muitos partidos já vão se adequando a essa nova realidade, que deve ocorrer em todo o país”, afirmou.
Com relação a distribuição dos panfletos físicos e as postagens nas redes sociais, Marcelo Gerard destacou que os partidos devem ter cautela. “No caco dos panfletos, é preciso o cuidado de não se provocar a poluição, com a grande quantidade deles nas ruas. E no caso das postagens é necessário a cautela, pois existe uma regra sobre o compartilhamento. Sem essas observações, é possível de impugnação de candidaturas”, alertou.
Sobre a propaganda no rádio e na televisão, Marcelo lembra que o período de veiculação começa nesta sexta-feira, dia 30, e se estende até o dia 03 de outubro. “No rádio será de 7 às 7h10 e 12 as 12h10. Na TV de 13 às 13h10 e de 20h30 às 20h40. A veiculação sempre de segunda a sábado. E no caso de um segundo turno, serão os mesmos horario no radio e na TV, incluindo o domingo”, descreveu.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: TRE-SE