Lula impõe sigilo de 100 anos a vários pedidos de informação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em sigilo cerca de 1339 pedidos de informação junto ao Governo Federal. Todos foram solicitados junto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em sigilo cerca de 1339 pedidos de informação junto ao Governo Federal. Todos foram solicitados junto a

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou em sigilo cerca de 1339 pedidos de informação junto ao Governo Federal. Todos foram solicitados junto a Lei de Acesso a Informação. A justificativa é que “os pedidos continham dados pessoais”.

Os dados foram ofertados pela Controladoria-Geralda União, a pedido do Jornal O Estado de São Paulo. Os pedidos negados pelo presidente Lula chegam a 100 anos.

Se comparado com o ex-presidente Jairo Bolsonaro, Lula já ultrapassou a quantidade de negativas. Enquanto o antecessor chegou a 1332 pedidos não aceitos, o do atual presidente já ultrapassou em 7 pedidos. Entre as solicitações negadas estão a agenda da primeira-dama, Janja da Silva, e os registros de quem a visitou nos Palácios do Planalto e do Alvorada. Também está na lista os militares do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) que estavam de plantão no dia 8 de janeiro de 2023, data das invasões os prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

 

Por Rozendo Aragão, com informações de Metrópoles

Redação C8

Foto: Agência Brasil

Por: Rede Cultura de Comunicação

Postado: 22/03/2024

Compartilhar:

Notícias relacionadas