A ex-secretária de saúde de Aracaju e pré-candidata a vereadora pelo PDT, Waneska Barboza, participou do “Cultura Notícias” desta segunda-feira, dia 29. Ela falou da pretensão política para as Eleições deste ano e sobre sua atuação na pasta.
Waneska começou a entrevista destacando a sua atuação na pasta da saúde, em especial num momento critico que o mundo passou. “nestes 7 anos de secretaria que nos reinventar como um todo. No nosso caso da saúde foi a parte mais intensa, pois toda a administração dependia dela e de demais especialistas. Não foi uma tarefa fácil, pois era algo desconhecido até então. Mas aos poucos conseguimos chegar a vacinação e a redução de casos. Mesmo assim considero algo desafiante para nossa vida de gestora pública”, declarou.
Perguntada sobre problemas que ainda existem na saúde, Waneska disse que eles ocorrem por uma série de fatores, que vão desde o financiamento a gestão em si. “Não é algo apenas de Aracaju ou de Sergipe. O Brasil em si passa por isso. No caso de marcações de exames e consultas, existe uma demanda por, por exemplo, falta de remuneração justa de procedimentos. O SUS tem uma tabela já defasada há tempos. Então somando isso e outros casos, temos problemas. Mas vamos aos poucos contornado para seguir em frente”, descreveu.
Questionado sobre politica, Waneska Barboza disse que é a primeira tentativa na área e que o dialogo como partido tem sido positivo. “Nos filiamos ao PDT por um convite do prefeito Edvaldo Nogueira e líder da sigla na capital. Ele viu que tínhamos uma proposta e decidimos nos filiar. Vamos dialogando e, a partir da homologação de nosso nome, temos a expectativa de um bom alcance”, observou.
Perguntada sobre a escolha do nome de Luiz Roberto para a chapa e não colocar ela, Waneska disse que foi um consenso de nomes e que o dele foi o mais bem aceito. “Seria uma honra ter meu nome para o poder executivo. Mas sempre dissemos que a formação foi em consenso. O agrupamento viu que o nome de Luiz era o mais forte e decidiu por ele. Luiz é um companheiro de gestão, pois trabalhamos bem na época da pandemia e antes disso. Então pelo bem da cidade e desejando esta continuidade de gestão, ele é o nome definido”, comentou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão