Santa Rita de Cássia, cujos pais eram Antonio Lotti e Amata Ferri, nasceu em Roccaporena, a 5 km de Cássia, no ano de 1381. Batizada com o nome de Margherita, que significa “pérola” ou “pedra preciosa” em latim, ela foi criada em um ambiente familiar dedicado à fé e à paz, apesar das lutas políticas e familiares entre os Guelfi e os Ghibelini.
Embora seu desejo fosse consagrar-se à vida religiosa, Rita foi dada em matrimônio aos 16 anos para Paulo Ferdinando Mancini. Tiveram dois filhos, e ela os educou na fé e no amor. Após o assassinato do marido, vítima do ódio entre facções, Rita demonstrou um perdão exemplar, enquanto seus filhos foram levados por doenças naturais, antes que cometessem um grave pecado.
Entregando-se à oração, penitência e caridade após essas perdas, Rita tentou ingressar no Convento Agostiniano em Cássia, sendo inicialmente recusada. Persistindo em sua devoção, foi aceita milagrosamente no convento por volta de 1441, após a intercessão de seus santos patronos.
Apesar de enfrentar desafios, como um estigma na testa que a fez sofrer muito, Rita viveu sua fé de maneira exemplar até sua morte em 1457, aos 76 anos, após uma longa enfermidade. Venerada imediatamente após sua morte, seus restos mortais repousam no Santuário em uma urna de prata e cristal desde 18 de maio de 1947.
Hoje, Santa Rita de Cássia é conhecida como a “Santa dos Impossíveis”, intercedendo por aqueles que enfrentam dificuldades intransponíveis em suas vidas.
Oração das causas impossíveis
“Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés uma alma desamparada que necessitando de auxílio, a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados. Ó cara santa interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus para que me conceda a graça que tanto necessito (faça o pedido). Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça de alcançar a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste. Envolvei o meu pedido em vossos preciosos méritos e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a vossa prece. Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança. Por vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.”
“Santa Rita, Advogada dos Impossíveis, rogai por nós.”