A Justiça Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral de Sergipe, com sede em Neópolis, decidiu pela cassação dos mandatos e diplomas de todos os vereadores eleitos dos partidos PSB, PSD, PRTB, e PP, no município de Brejo Grande, no norte do estado. Além dos titulares, a perda também se estende aos suplentes. Foi acatada pelo poder judiciário a denúncia da Procuradoria Eleitoral de Sergipe que denunciou graves ilegalidades nas campanhas proporcionais.
Segundo decisão, as provas revelam que alguns vereadores eleitos, sequer, sabiam que contrataram profissionais e recebiam mensagens por aplicativo com cobranças inesperadas. A grande maioria dos parlamentares foi eleita junto com o prefeito da cidade, João Carlos Ferreira.
Também foi identificada a existência de candidatura femininas fictícias, utilizada apenas para cumprir a cota mínima de 30% exigida por lei. As supostas candidatas não realizaram campanha efetiva e tiveram votações inexpressivas. A Justiça classificou o caso como clara tentativa de fraudar a legislação eleitoral, usando mulheres como “laranjas” para validar chapas partidárias.
Os vereadores que deverão recorrer são: Zé Paulo, Marquinhos do Camarão, Davi dos Cocos, André de Casadinho, Cristiano Cardoso, Barbara de Francisco e Iasmin de Gerson e seus respectivos suplentes. O advogados dos parlamentares afirma que vai entrar com pedido de suspenção da decisão.
Por Rozendo Aragão, com informações do FAXAJU
Redação C8
Foto: ASN